terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Como pensou e sintetizou Antonio Callado, o Brasil é o país da doença. É que aqui não pensamos a longo prazo... Somos tão habituados a remediar, remediar, remediar, que muitas vezes nem nos damos conta do quão importante é previnir-se! Quando ouvi essa "tese" pela primeira vez, achei que era muita viagem da cabeça dele. Afinal de contas, esses escritores... Admiráveis! Sim, admirável demais da conta. É um pensamento tão simples quanto sofisticado. Tenho uma mania bem engraçadinha de aplicar meus conhecimentos sobre tudo, em tudo! E às vezes fico bem achando isso legal, não vou mentir HOHO. Agora, tô na fase Antonio Callado..Passei um pouco da minha fase Joaquim Manuel de Macedo (esse eu já não considero tão admirável assim). Entende quem leu As vítimas Algozes. É que a obra não é admirável, para mim. Mas a crítica acerca do seu conteúdo, sim! E eu já tava ficando maluquinha me deparando com personagens simultaneamente vítimas e algozes, o tempo inteiro. Passou...Agora é minha vez de encher o saco falando dos curto, médio e longo prazos. Quando meu queridíssimo professor Tarsis Vaz concluiu a explicação da tese de Antonio Callado, fiquei maravilhada! As próprias propagandas eleitorais por aqui são feitas baseadas em propostas que "promoverão" soluções, e não que cuidarão do pré, do que vem antes. Para eles, é mais do que interessante que o povo tenha e mantenha sua mente atrofiada. É imprescindível! E isso, sim, é pensado a longo prazo. Articulam a longos e médios prazos toda a presepada que fará os curtos pensamentos idolatrarem os curtos prazos. E então me peguei super fazendo associações! Por que será que a procura por academias aumentam tanto quando o verão tá chegando? Será que é por acaso que na semana do Natal os shoppings centers estão sempre mais cheios? Euzinha, agora, estou escrevendo num intervalo entre uma questão e outra da UFBa. E sabe por quê? Porque as provas são na próxima semana! E na passada, eu tava a longo prazo. Desprezando-o! É isso, é assim que é, mesmo. Achei interessante! E você?

2 comentários:

  1. Magnífico!! Essa aula de Tarsis é maravilhosa, hermana! Quarup é muito inspirador, e Callado.. ah, Callado, um gênio!
    Estou muito orgulhosa por você ter percebido a verdadeira face desse país tão mascarado, e moldado a curto prazo... onde as efermidades não são evitadas, e sim atenuadas pela cultura do torpor! "Pouca saúde e muita saúva, são os males do BRASIL "
    Seu futuro é esse, continue escrevando!
    Um beijo com muito amor,
    da sua irmã,
    JBLB

    ResponderExcluir
  2. Olha primeira vez aqui, e adorei muito o texto assim como o blog parabéns! : )

    ResponderExcluir